segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO

Olá queridos, graça e paz!

Este é o primeiro estudo que trazemos ao coração de vocês. Que o Senhor possa falar de forma profunda com cada um.

Bem, lendo o livro (o qual indico) UMA VIDA COM PROPÓSITOS, de autoria de Rick Warren, o capítulo 10 muito me chamou a atenção, ao ter como tópico A Essência da Adoração.

Será que sabemos qual é essa essência? Pastores e líderes de louvor, cada um com sua formação biblica. teológica e musical veem de uma forma ímpar o que viria a ser a essência da adoração. Todavia, independentemente da linha de raciocínio que você tiver deve-se ter na mente que a essência da adoração é a RENDIÇÃO, segundo Warren. Ponto de vista que concordo. Para  o autor rendição evoca a desagradável ideia de admitir a derrotarem uma batalha. Essa palavra é quase sempre utilizada num contexto negativo. 

Paulo, após passar onze capítulos do livro de Romanos explicando a respeito da incrível graça de Deus para conosco, ele nos exorta a render nossa vida completamente em adoração, ao dizer: "Rogo-vos, pois irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresentei o vosso corpo por sacrifício, vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional."  

A adoração consiste exatamente em oferecer-se a Deus.

Todavia existem barreiras que nos imnpedem de adorarmos a Deus em plenitude. Posso citar duas aqui: o medo e o orgulho.
Confiar em Deus é essencial para que quer O adorar. A bíblia afirma em Hebreus que aqueles que se aproximam de Deus devem crer que ele existe, é poderoso e é galardoador dos que o buscam. Quer saber do amor que o Senhor tem por ti? Leia: Salmos 145.9, 139.3, 86.5, 145.8, Mateus 10.30, I Timóteo 6.17, Jeremias 29.11. Ainda tem dúvidas?

Mas uma pergunta se faz necessária: O QUE SIGNIFICA RENDIÇÃO?

Render-se a Deus não é resignação passiva, fatalismo ou desculpa para a preguiça, mas sacrificar a vida ou sofrer. afim de mudar o que precisa ser mudado. Render-se não é para covardes ou subservientes. DEUS NÃO QUER SER SERVIDO POR ROBÔS. Render-se não é suprimir a própria personalidade.

C.S.Lewis observou: "Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos - pois foi ele quem nos fez (...) É quando me viro para Cristo e me rendo à sua personalidade que pela primeira vez começo a ter a minha própria e real personalidade". Confesso que render-se é um trabalho árduo, pois obedecer a Cristo não é fácil.

E quais seriam as bençãos advindas da rendição?
As três principais são: Você sente paz (Jó 22:21); Se sente livre(Rm. 6:17,18); e por fim experimentas o poder de Deus em sua vida. Encerro este breve estudo parafraseando Willian Booth, fundador do Exército da Salvação: "A grandeza do poder de um homem está na medida de sua entrega a Deus".
Deus vos abençoe tremendamente.

Raul Albuquerque e Nayara Maione

Um comentário:

  1. Quando oferecerdes sacrifício de louvores ao SENHOR, fá-lo-eis para que sejais aceitos.
    levítico 22:29

    De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem.
    salmos 22:25

    Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
    joão 4:23

    Carla Cristina

    ResponderExcluir