segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A terceira pessoa da Trindade. Quem Ele é?

Espírito Santo. Esse é o Seu nome.
O tão "famoso" Espírito que muitos conhecem apenas de ouvir falar.

A priori, faz-se mister apontar que Deus Pai e Deus Filho não estão na Terra. Sempre que pedimos a Cristo que venha até nós, o fazemos de forma errônea (se formos levar ao "pé da letra"), na verdade deveríamos pedir: Espírito, venha até nós!
Amados irmãos, antes de sua morte, o Senhor Jesus, falou aos seus discípulos que partiria: "Filhinhos, ainda pouco estou convosco. Vós me buscareis, e, como tinha dito aos judeus, agora vos digo a vós outros:para onde eu vou, vós não podeis ir." (João 13.33). Desde sua ascensão, Cristo foi pra os céus e não mais retornou. Todavia, Ele prometeu (e cumpriu) que deixaria "O Consolador" para que estivesse sempre conosco: " E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja convosco para sempre. o Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós" (João 14. 16-17).
  • Primeira observação: O Espírito Santo é alguém, uma pessoa, Ele é real e VIVE! tem emoções, vontades, sentimentos... em Efésios 4.30 Paulo roga: "não entristeçais o Espírito Santo de Deus..." em 1 Tessalonicenses 5.19: "Não extingais o Espírito." Em Tiago 4.5, este questiona: " ou cuidais vós que em vão diz as escrituras: O Espírito que em vós habita tem ciúmes?" Queridos, não é nosso corpo físico que nos faz sermos pessoas, e sim o que está dentro de nós, nossas vontades, nossas emoções, nossa personalidade... Assim como nós, o Espírito Santo tem personalidade, Ele é alguém, é uma pessoa.
  • Segunda observação: Amados, só quem possui o Espírito Santo dentro de si pode conhecê-lO! o mundo não o conhece por não ter intimidade com Ele, por não tê-lO. É como se você passasse a vida toda "teclando" com alguém em uma sala de bate papo... você pode até conversar com essa pessoa, mas nunca saberá quem realmente é, não saberá suas características físicas, não terá a oportunidade de um "corpo a corpo" com essa pessoa. Em suma: você não a conhecerá tão bem como conhece uma pessoa com a qual você convive todos os dias, olhando nos olhos, conversando face a face, sentindo sua presença...

Queridos, em João 14.20, o Senhor Jesus diz: "Naquele dia conhecereis que eu estou no Pai, e vós, em mim, e eu, em vós." Destarte, como Jesus estará em nós? ora, através do Espírito Santo, por Ele estamos ligados a Deus. Respondendo a pergunta de Judas ( Senhor, como você se manifestará a nós??), Jesus diz no verso 23: " Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele  e faremos nele morada."O mundo não conhece o Espírito da Promessa pois não tem intimidade com Deus, não é Templo de Deus, não é o tabernáculo, morada, habitação, não é a casa do Senhor e de seu Espírito.
  • Terceira observação: O Espírito Santo é nosso professor! é Ele quem faz conhecidas as maravilhas de Deus em sua Palavra. É Ele quem abre nosso entendimento para que conheçamos o mais profundo a ser revelado nas Sagradas Escrituras. Vejamos em João 14.26: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." Com o Espírito Santo nos revelando quem somos, o que devemos fazer e para onde vamos, tudo fica mais inteligível. Precisamos dEle para crescer na Palavra.
  • Quarta: É Ele quem nos impulsiona a produzir frutos! Jo 15.4 e 5: "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer." Amados, vocês já aprenderam como estamos em Cristo!!! como supramencionado, estamos em Cristo pelo Espírito Santo... só com Ele poderemos produzir frutos dignos de arrependimento, cumprindo assim o "ide". Em Isaías já víamos a promessa do Espírito e das obras que faríamos através dEle: " O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos, enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e abertura de prisão aos presos..."
  • Quinta observação: O Espírito nos ajuda a orar, faz conexão entre nós e Deus: (Judas 20) "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé , orando no Espírito Santo..." também em Romanos 8. 26 vemos que: "Da mesma maneira o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." 
  • Sexta e última (e não menos importante, pelo contrário...) observação: O ESPÍRITO SANTO É O PRÓPRIO PODER DE DEUS! Deus Pai e Deus Filho se manifesta através dEle. Deus ordena, Jesus cumpre as ordens e o Espírito Santo as externa, as consuma. Amados, minha matéria favorita no curso de Direito é Direito Penal, e faço uma comparação meio esdrúxula da função de cada pessoa da Trindade com o "iter criminis".  Tal expressão representa o conjunto das fases pelas quais passa o delito. O iter criminis se compõe das etapas de cogitação, preparação, execução e consumação. De acordo com a inteligência do artigo 14, I do Código Penal Brasileiro, o crime se diz consumado quando da reunião de todos os elementos de sua definição legal, a idéia de consumação induz a conformidade do fato externo praticado com a hipótese descrita de forma abstrata na lei penalAssim o Iter Criminis se encerra com a consumação do crime. Ora, trazendo essa idéia e analisando as funções de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, temos que: Deus cogita e prepara, Jesus executa e o Espírito Santo consuma!
Observe que na criação do mundo já haviam as três Pessoas da Trindade: (Gn 1. 1 e 2) "No princípio criou Deus os céus e a Terra. E a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." você deve estar se questionando: mas onde está a figura de Jesus??? e eu respondo com fundamento em João 1.1-3;14: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."... " E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..." Amados, o Verbo (Jesus) sempre esteve com o Pai e com o Espírito, assim, levando em conta isso e a comparação com o iter criminis: Deus ordenou (falou) a Luz; Jesus, o Verbo (própria palavra) executou e o Espírito (poder) consumou a ordem e houve luz! Aleluia!

ACIMA DE TODO O ESCRITO SUPRA: O Espírito de Deus é o próprio Deus!

Irmãos, costumo dizer sempre que, a salvação é o presente mais lindo que recebemos do Pai, e que o Espírito é o segundo!!! pela graça (favor imerecido) nós o recebemos!

...Espero contribuir para o vosso crescimento espiritual, desejo que sejam verdadeiros amigos do Espírito Santo, desejo que ao olharem para vocês, as pessoas O vejam... desejo que tenham FOME INSACIÁVEL  pelo Espírito de Deus, a pessoa mais linda, pura, frágil, mas ao mesmo tempo, mais forte e poderosa que já conheci!

Em Cristo (pelo Espírito), 

Nayara Maione

4 comentários:

  1. Muito bom o blog e a matéria muito abençoada!!!Que JESUS continue usando a vida de vcs com grande poder e glória!!!Um abração JESUS vos abençoe!!!

    Roy!!Ministério Promessa Eterna

    ResponderExcluir
  2. AMEI TENHO ORGULHO DE TER CIDO MEMBRO DESTE MINISTÉRIO...SAUDADES DE TODOS VCS... QUE O SENHOR ABENÇOE A TODOS

    ResponderExcluir
  3. Gostei amiga!!! Eu amo o Espírito Santo de Deus, e nada se compara à sua presença. Bjim

    ResponderExcluir
  4. Olá Raul,

    A resposta ao seu comentário está em meu blog. Abraços..........

    ResponderExcluir